Friday, April 04, 2008

Names, Names, Names


Toda mulher, desde o dia de seu nascimento, aprende que é preciso decorar nomes. Primeiro, o próprio, claro. Claro que a dificuldade varia entre um Maria e um Cleidisleine, mas é assim que começa. Depois vem os apelidos das bonecas, as mil coisas que se aprende na escola e a rua onde mora. Mas é quando a juventude chega que a coisa complica de verdade. A mulher adquire uma necessidade cada vez maior de decorar nomes. Caso contrário, uma fofoca pode ser comprometida. O pior de tudo é que ainda temos de decorar por nós e pelos homens. Decoramos as nossas datas importantes e, muitas vezes, também as deles, somente para lembrá-los.
Eu nunca fui boa nessa tarefa. Mesmo quando era criança, uma mesma boneca minha poderia mudar de nome por mais de 10 vezes. Nunca gravei o nome de todos os Backstreet Boys e de todas as Chiquititas.
Da minha infância pra cá, apesar de diferentes, as tarefas não se descomplicaram. Não decoro nunca a data do aniversário dos meus namoros. Às vezes, até o mesmo da minha irmã gêmea me foge da memória. Tá, tem um pingo de exagero nisso, mas é por aí o raciocínio. E as cores, então? Pra mim, existem só aquelas que aprendi aos 3 de idade. Vermelho, azul, amarelo, roxo, verde, marrom e assim vai...A diferença se dá somente em serem claros ou escuros. Mas as pessoas tem de complicar até isso com nomes como verde abacate, verde abacate maduro, verde acabate podre, podrinho, podrão...
Esses dias, resolvi decorar os nomes dos esmaltes de unha. Cheguei toda orgulhosa pra manicure dizendo:
- Vou querer passar um "renna".
-Um 'renda' que você quis dizer?
-É...Passa qualquer um.
Que frustração. Vou tentar decorar os nomes dos tecidos agora. Já decorei alguns: seda, linho, lycra. Já tô me vendo na loja de panos.
-Moça, me vê dois metros de "renna"?
-Uma 'renda' você quis dizer?
-É!!! Me dá qualquer coisa aí...

7 comments:

Raio said...

hehehehe...
eu, sou ótima em decorar coisas...
mas sei como é não ter qualidades atribuidas às mulheres...


muito leve seu texto... gosto muito!

Taís Matos said...

Aiii, Manuzinha...Quase tive um treco aqui de rir!Que micão!Me passa uma "renna"!
Hahah, se Papai Noel te ouve...Tsc Tsc!Muito bom isso.
Me lembrou Woody Allen, não sei o porquê.
Ai, nome de esmalte é difícil mesmo!Licor, Renda, Rebu, Grabiela,Samba, Paixão, Amora, Uva..Ai, é uma bagunça!

Parabéns pelo seu texto. ;)
Gostei muito!
E um beijo pro seu cavalo!
=*

P.s: Ai, essa histórai de decorar coisas pelos homens...
"Amor, qual é a minha sala hoje mesmo, hein?"

Rodrigo said...

Adorei! =D

Tenho memória de elefante, sabe. Decoro, as vezes sem querer, coisas esdrúxulas... Sou daqueles que, ao assitir um filme pela segunda vez, dita os diálogos. Sei o nome completo dos meus amigos e, quiçá, dos meus coleguinhas de infância. Mas não consigo, em hipótese nenhuma decorar "coisas numéricas".

Aniversários, telefones e endereços... NADA. Já passei por algumas saias justas por conta disso.

Mas é isso.
Keep writing!

beeeijo

Lu Richter said...

Manuzita,
Amo suas confusões!
Vc me faz me sentir humana, linda!
Beijos

Unknown said...

Gostei do texto, Marla
d=**
Juninho

Jeronimo said...

Simples, variado e original. É uma boa linha de texto minha querida, gostei.

Raafy. said...

eu decoro nomes facil...agora datas?!?!?!
=*