Thursday, October 06, 2011

Evoluindo com Manuela Marla

Para ninguém dizer que perde tempo lendo meu blog, vou deixá-los um pouco mais inteligentes dessa vez. Decidi fazer uma pequena resenha explicativa (se é que existe essa modalidade de texto) sobre algumas das mais importantes teorias da evolução da espécie humana.


O Criacionismo

Um belo dia Deus criou a luz. Acredite, não foi Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada. Graças a esse daí a gente teve a luz à noite também. Enfim, Deus criou a luz DO DIA, fez o céu, a terra, a água e o ar. Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer e decidiu ir trabalhar. Ah não, esse foi o Eduardo, da Mônica...
Voltando a Deus! No sétimo dia, desde o início desse surto inventivo, Ele decidiu criar a ruína da vida de uma mulher: o homem. Colocou músculos, testosterona, e uma incapacidade para lembrar de datas especiais.
Em pouco tempo, Deus percebeu que o homem estava carente (a barba tava mal-feita, suas roupas não estavam combinando. Ok, ele ainda não usava roupas) e decidiu criar uma criatura que o impressionaria: a mulher. Com toda a delicadeza do mundo (que acabara de ser criado), Deus tirou um pedaço da costela de Adão e criou Eva. Acho que por isso nossa cintura, em geral, é um pouquinho mais fina do que a da espécie masculina. Mas é melhor não desvirtuar muito, senão caio em outra teoria da evolução.
Pela teoria do Criacionismo, tudo foi criado do jeito que é até hoje, sem nunca ter mudado. Essa idéia foi facilmente superada. Em primeiro lugar, o Criacionismo é machista. Deus é bom demais para criar uma mulher apenas para satisfazer as carências do fanfarrão do Adão. Depois, bastava que os cientistas analisassem os gritos estranhos e as batidas no peito de um homem comemorando um gol de seu time para verem que, definitivamente, há algo comum entre o macho humano e um macaco.


A Geração Espontânea ou Abiogênese

De acordo com o Wikipedia (2011), "os primeiros defensores conhecidos das idéias nesse sentido foram Anaximandro, seu pupilo Anaxímenes, e outros como Xenófanes, Parmênides, Empédocles, Demócrito e Anaxágoras".
Apesar de serem ótimas sugestões para os nomes dos seus filhos, essa última informação não acrescenta em nada em nossos estudos. O que realmente importa é que esses cientistas sustentavam que as coisas simplesmente brotavam de coisas não-vivas. Seguindo essa hipótese, o médico belga J. B. Van Helmont criou uma "receita" para produzir, espontaneamente, camundongos: jogue em um canto uma camisa suja e suada junto com sementes de trigo e espere por 21 dias e...uh lá lá!
Parece absurda? Para mim não! Experimenta colocar um monte de periguete usando vestidos-blusa em um boteco fedido onde esteja passando um clássico do futebol. Vão surgir dezenas de homo sapiens sapiens machos antes mesmo do fim do primeiro tempo. Ou, então, experimente analisar um ambiente (de preferência, um quarto) cheio de toalha molhada, comida estragada, uma cadeira e um video-game. Com certeza haverá um homem por ali.

Teoria de Lamarck

Jean-Baptiste Lamarck ( 1744-1829 ), naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Vocês devem estar pensando: e daí? Boa pergunta! Isso não importa. O que importa é que ele criou duas leis fundamentais muito interessantes:

-A Lei do uso ou desuso: Segundo Lamarck, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Por isso, um dia ninguém mais terá apêndice ou siso, e os homens vão perder completamente a parte do cérebro masculino que cuida da função "ligar no dia seguinte". No atual momento da evolução, ela já tá beeeeeeeeeeeeeem atrofiada.

- A Lei da transmissão dos caracteres adquiridos
: alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes. Pois bem. Se Lamarck estiver certo, toda a incapacidade masculina de ligar no dia seguinte será transmitida para as próximas gerações. Isso significa que teremos de preparar nossas filhas para se tornarem auto-suficientes e descobrirem uma forma de tornar a geração espontânea uma realidade.

Teoria Darwinista

De acordo com a idéia básica dessa teoria, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Com o tempo, os fracos vão se extinguindo e os fortes vão se proliferando.
O evolucionista que deu origem ao nome dessa teoria, Charles Darwin, sabia bem o que dizia. De acordo com sua idéia de seleção natural, já explicada no primeiro parágrafo dessa seção, os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para um determinado ambiente. Por isso, não espere encontrar homens decentes na balada. Eles não sobrevivem ali, fica a dica.


Pronto, com essas noções básicas sobre evolução, você, leitora (o), já pode até puxar um assunto em uma mesa de bar. E você, vestibulanda (o), vai marcar uns pontinhos a mais no certame. Quanto a você, concurseira (o), não deveria ter lido nada disso. Vai estudar que nossa raça fraca e carente pode entrar em extinção a qualquer hora...

14 comments:

Rafael Ohana said...

OLha, vc esqueceu de comentar sobre as cuecas espalhadas pela casa... as revistas com paginas grudadas, a louça formando uma maravilha do mundo dentro da pia, os DVDs Brasileirinhas expostos como se fosse exposição do Van Gogh e um monte de suplementos alimentares lotando o armário da cozinha...

Luise said...

Nossa, Manuela.. HAHAHAHA E eu aqui preocupada com a prova de Teoria da Corrupção amanhã e olhando o facebook, enquanto vc tava se afundando nas teorias evolucionistas que não vão cair em nenhum concurso do brasil.

Mas ótimo, dica anotada. E se eu fosse vc, ainda enviaria meu currículo pro SS.

Douglas said...

Minha casa fica limpinha mesmo com videogame e louça sempre limpa hauiahaiuhuaihaihaiu. é complicado mais boa parte que falou acontece normalmente =p

Pat Vieira said...

Minha pequena aprendiz dos masculinos, quanta reflexão e teorias! Mas como uma boa acadêmica, você sabe que é preciso "laboratório", onde sempre faltam reagentes e produtos. Ou seja, é assim mesmo, do jeito que você "dissertou". Adorei a resenha!

danilo said...

pra que tanto odio para com a raça masculina? Otimo texto, mas hoje em dia homens e mulheres estao MUITO iguais.. ja me decepcionei com varias mulheres também e mesmo assim nao acho q sao todas escrotas, putas, mentirosas e trairas.Nem todo homem é sacana ou esquece de ligar no dia seguinte. Acredito que as pessoas que pensam assim tiveram experiencias erradas com as pessoas erradas. Sou um velho romantico, que quando estou apaixonado, sou o melhor namorado do mundo. Mas tambem se estiver solteiro e nao quiser compromisso, faço questao de frisar isso para a companheira, justamente para nao enganá-la e ela saber onde está pisando.

Pra finalizar, nao somos todos ruins, se ficarem com esse pensamento de " todo homem é cachorro", voces deixarao os bons caras passarem diante seus olhos acreditando que ninguem mais procura os bons caras. Qual a consequencia disso? Mais caras escrotos e mais mulheres putas com a gente. Uma bola de neve. Thank you, good night!

Thyr said...
This comment has been removed by the author.
Manurês said...

Obrigada, meninos, por comentarem. Não vou comentar o que cada um disse, apesar de adorar ver a opinião de vcs. Só digo deixo uma coisa bem clara:
eu AMO os homens.




Apesar de tudo...hahahaha

Thyr said...

Apesar de você acabar com a minha espécie (ainda que sejamos todos homo sapiens), achei o post muito esclarecedor e divertido. No entanto, cara concurseira, tenho algumas inquietações que se agravaram com o seu post:
1) Quanto ao passar o gene adiante: Isso só ocorre quando as fêmeas resolvem dar bola a esses protótipos de homo sapiens do gênero masculino e passam a reproduzir o comportamento nefasto e machista do não ligar no dia seguinte como algo aceitável, melhor, desejável. Será que esses rescunhos de homem realmente acreditam que de certa forma o não ligar valoriza o passe??? Acho que temos de tomar cuidado, pois nós, homens, temos de nos atentar que somos bens elásticos e que quem muito espera preclui. Hehehehehehe.
2) Concordo com você - Nós, os decentes, não estamos em qualquer tipo de balada. Afinal, não somos qualquer espécie de homo sapiens. Talvez sejamos seres mais evoluídos - ainda que para os parâmetros femininos ainda estejamos caminhando para fora da idade da pedra - esperando alguém interessante para estabelecer um relacionamento. Não são só vocês que sofrem da necessidade paradoxal do sexo oposto. Nós, também nutrimos essa vontade, esse anseio de encontrar a nossa "metade da laranja" (Isso pareceu meio carente demais para mim, mas "vamo que vamo"), no entanto, as meninas interessantes também não estão em todas as baladas. Aquelas frequentadas pelos amnésicos do dia seguinte, também estão repletas de costelas que mais se parecem com apêndices de tão residuais e vazias que são (mas que quando inflamam, causam um alvoroço, uma dor de cabeça). Costumo chamá-las meninas da caixinha, já que parecem ter sido feitas de forma pré-moldada. Não irei aqui descrevê-las, mas de tão óbvias que são, basta você ir ao shopping ou à baladinha do momento que ao se deparar com elas vocês saberão de quem eu falo.
Assim, termino contigo meu desabafo e meu protesto ao modelo "involucionista" da eterna guerra dos sexos.

Mari said...

hahaha muito boa sua resenha. mas manu, somos bem mais legais que essa machaiada toda!

Fê Câmara said...

Adorei Manu, principalmente o evolucionista mais conhecido Charles Sheen, kkkkkkkkkk! Homens são homens... difícil isso...

Maíra Morais said...

hahahahahahahahahahhaha
Manu, vc é ótima! E, definitivamente, já devia ter retomado esse blog há tempos! Sério...acho mesmo que os homens evocam seus ancestrais ao berrar e bater cabeça ao ver um semelhante chutando uma bola ao gol. Tô muito feliz com esse texto, fez meu dia mais feliz!

Karina said...

hahahahahaha as teorias da evolução nunca pareceram tão engraçadas

Flávio Hugo said...

hahahahha...eu adoro a forma com que vc escreve!! ...GENte contrate essa menina !!!vc pode ajudar a natália klein escrever os próximos episódios!!!!

Alessandra said...

Incrível,Manu!
Vc está cada dia melhor!!
Estou chocada com os comentarios masculinos que vc conseguiu arrancar...
Acho que vc é a nova Natália hahaha...espero que com mais sorte!